Hoje presenciei um fato que me deixou muito preocupado, ao ver um agente de transito ao lado de um veiculo com os faróis apagados e o mesmo não informar ao condutor. O fato ocorreu as 18:13hs, um veiculo Fox Branco passou pelo túnel da rua 3100 sentido Vila Real, com os faróis apagados. O agente de Transito que orientava o transito caótico na Marginal Oeste com o referido túnel, solicitou que o condutor do Fox parasse para dar passagem aos veículos que vinham pela Marginal, porém não informou ao condutor que ele estava com os faróis apagados.
O agente ficou de frente com o veiculo o que tornaria impossível não reparar os faróis, transitar com os faróis apagados é infração de transito, porém no caso em questão não sou a favor da multa e sim a orientação ao condutor. Se o agente assim tivesse executado, estaria utilizando este espaço para elogia-lo como já fiz em outras vezes, assim como ganharia o condutor do veiculo como um aliado. Vale ressaltar que o condutor seguiu com o farol apagado, colocando em risco a própria vida e dos demais condutores.
Artigo que descreve a Infração:
Art. 250. Quando o veículo estiver em movimento:
I - deixar de manter acesa a luz baixa:
a) durante a noite;
b) de dia, nos túneis providos de iluminação pública;
c) de dia e de noite, tratando-se de veículo de transporte coletivo de passageiros, circulando em faixas ou pistas a eles destinadas;
d) de dia e de noite, tratando-se de ciclomotores;
II - deixar de manter acesas pelo menos as luzes de posição sob chuva forte, neblina ou cerração;
III - deixar de manter a placa traseira iluminada, à noite;
Infração - média;
Penalidade - multa.
O ato de andar com faróis apagados é matéria do Jornal Zero Hora http://www.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1§ion=Geral&newsID=a3340424.xml
Devo ressaltar que os Agentes desempenham uma função impar quando estão na localidade, pois em horários de pico se torna impossível atravessar o túnel sem a presença deles. Quanto ao agente em questão quero acreditar que devido ao estresse do momento com o grande fluxo de veículos passou despercebido, assim como espero que o mesmo não tenha autuado o condutor.
AS AUTORIDADES DE BALNEÁRIO SÃO MESMO INCOMPETENTES, ENQUANTO NÃO HOUVER ACIDENTES GRAVES POR CONTA DISSO, NADA ELES VÃO FAZER, BANDO DE AMADORES!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluir