Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Hoje é dia dos Caminhoneiro, Só quem presenciou ou viveu sabe o quanto é difícil a profissão

http://www.volvotrucks.com/dealers-vtc/pt-br/Luvep/newsmedia/noticiaslocais/pages/super_truck.aspx
Parabéns aos profissionais do asfalto.

Não sou muito de lembrar datas comemorativas, mas ao ouvir a informação em um programa de rádio informando do dia dos caminhoneiros, lembrei do período ao qual trabalhei em um posto de combustível as margens da BR 101, no período efetuava a segurança do referido posto e presenciei quão dura e difícil é a vida de um caminhoneiro, muitos viviam sob efeitos de medicamentos para conseguir cumprir a entrega da carga no horário programado, motivo este que causa inúmeros acidentes, muitos chegavam a relatar que estavam dirigindo por 26 horas só parando para abastecer, fazer as refeições (sendo que as vezes se alimentavam dirigindo) e fazer as necessidades fisiológicas. Trabalhadores estes que enfrentam inúmeras dificuldades, seja pela péssima qualidade das rodovias, Veículos em estado precário, risco eminente de assaltos e acidentes, a saudade da família, e o salário baixíssimo, entre outras dificuldades.

Muitas histórias escutei neste período, relatos de caminhoneiros que constantemente viajam para o nordeste e relataram quão triste é a situação por lá, muitos chegavam a ficar com lágrimas nos olhos ao relatar que meninas de 08 a 12 anos, ofereciam o próprio corpo em troca de 1kg de arroz, e os pais as acompanhavam e em muitas vezes eles próprios ofereciam a própria filha. Uma das reclamações mais frequentes entre a classe é o fato de policias pararem os veículos, não com o intuito de fiscalizarem e sim o de pedirem propina.

Dentre as dificuldades, uma das coisas que mais me chamava a atenção além da carga horária e o uso de medicamentos para não dormirem era o fato de em dias frios como ocorridos nos últimos dias os caminhoneiros que praticamente vivem em seus caminhões, pois chegam a ficar mais de 30 dias longe da família, saiam dos veículos e se deslocavam para tomarem banho e na saída pegavam uma forte corrente de ar frio, fato este que os deixa doente, muitos chegam a um quadro de pneumonia, e o mais complicado é que trabalham doente o que aumenta o risco de acidentes. 

No período como forma de amenizar tal problema cheguei a entrar em contato com a IVECO fabricante de caminhões, por intermédio do Martorano, para que fosse elaborado um veiculo com todos os equipamentos essenciais de uma casa, tendo em vista que o caminhoneiro carrega com ele a casa, que é o caminhão, sugeri que fosse elaborado uma cabine com banheiro e ducha, por sinal o projeto já existe em outros países. e a empresa ficou de fazer uma pesquisa para ver a necessidade. Vale destacar que caminhões com tal equipamento já existe em outros países, mas até o momento nenhuma montadora mostrou o interesse de trazer para o Brasil. Aqui tal projeto seria bem aceito desde que não explorassem o consumidor brasileiro, já que a diferença de valores para a confecção não altera muito o preço de custo final do veiculo.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário