Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Pontal Norte e seus problemas

Praia do Canto ou Coco

O Deck do  Pontal Norte é um dos pontos turísticos mais visitados de Balneário Camboriú, local contemplado por uma beleza natural sem igual, serve de acesso à duas belas praias sendo a Praia do Canto ou Coco e a Praia do Buraco, do local pode-se ter uma visão ampla da Praia Central. Um excelente local para levar a família e amigos para um passeio no convívio com a natureza e desfrutar de belas paisagens. Mas a falta de segurança e ordem esta deixando o local com uma péssima imagem.


Estive no local, o que não se pode deixar de falar é a falta de estrutura do local, pois uma magnífica obra foi feita no local preservando a mata e ao mesmo tempo proporcionando aos visitantes um acesso de qualidade. Uma das principais falhas no projeto foi a não elaboração de sanitários para atender aos visitantes, obrigando a muitos fazerem suas necessidades fisiológicas no local (mar ou entre a vegetação), como ocorreu com o segurança que patrulha o local (foto). A falta de pessoal para vistoriar a área é outro problema, pois estive no local e apenas um vigilante (não era nem Guarda Municipal e nem Policial Militar) encontrava-se, o que posso destacar que é o mesmo que nada devido a amplitude da área e o fluxo de visitantes.



Entrei em uma trilha para verificar se as mesmas já tinham sido concluídas, mas até o momento continuam sem o calçamento que seria colocado, mas o que mais chamou a atenção foi o grande número de embalagens e preservativos já utilizados pelo chão, sem falar os gemidos e sussurros que era possível se ouvir vindo do meio do mato. O que demonstra que o local vem sendo utilizado constantemente para praticas sexuais, e as autoridades nenhuma atitude tomam, estive no local por volta das 16hs de hoje, o que torna o descaso maior. Vale lembrar que no local, na data de 24 de Novembro de 2010 por volta das 17hs uma menina de sete anos sofreu abuso sexual por um homem de 67 anos.

Hoje quando estava no local inúmeras crianças e adolescentes passavam sozinhas, inclusive pais e mães com seus filhos para um passeio nas trilhas, todos presenciaram as imagens e sons que relatei. Devido a grande quantidade de preservativos no chão chega a ser nojento caminhar por lá. Se hoje já estava assim imagine como estará depois do Carnaval.

Outro fator marcante é o consumo de drogas no interior das trilhas.
Por todo o tempo em que estive lá nenhum segurança ou Policial Militar passou pelo local. O que demonstra que esta mais do que na hora da administração municipal elaborar uma guarda florestal, que tenha como objetivo coibir tais praticas e orientar aos visitantes, assim como dar segurança ao local. O Governador Raimundo Colombo também poderia tomar providências, já que a responsabilidade pela segurança é dever do Estado.





Alguns outros fatotes me chamaram à atenção, entre eles uma imagem de ¨santo¨ colocada no local, vale ressaltar que o local é frequentado por pessoas de todas as crenças religiosas, o que caracteriza um desrespeito para com os demais. Basta saber se teve ou não o consentimento da administração municipal para tal procedimento





A placa inaugural foi retirada do local, tal fato leva a crer que ela foi furtada por ser de bronze.




O que fazem os dois banheiros químicos no meio da pista, no Pontal Norte, o desvio no local seria apenas pelos dois banheiros. Uma coisa que não entendo na atual administração é que nem sempre disponibilizam banheiros e quando o fazem, colocam a mostra de forma a constranger um possível usuário. Não ficaria mais apresentável coloca-los próximos a base da Policia Militar ou atrás da casa do artesanato (antiga casa do Papai-Noel) indicando-o.
O local onde se encontra além de constrangedor para o usuário, o coloca em eminente risco, apesar de toda a sinalização existente no local, um condutor descuidado ou sob efeito de drogas lícitas e ilícitas, poderá causar um acidente.






Um tronco que esta colocando em risco os visitantes, me recordo de ali existir uma árvore, qual seria o motivo para o corte e o que os levou a deixa-la daquela forma? Só espero que a atual administração não feche o acesso e sim repare as falhas.

Mais imagens no ORKUT: http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom?gwt=1&uid=12090941432583308955&aid=1298653915&pid=1298679116246

Verificando no google percebi que matéria com a informação de praticas sexuais no local foi publicada no Jornal Diarinho no dia 08 de Maio de 2009.
http://blog.diarinho.com.br/pontal-norte-vira-puteiro-diz-leitor


Vai tomar providência
Cláudio Dalvesco (PSB), vice-prefeito e secretário de turismo da Maravilha do Atlântico, disse que não tava sabendo da sacanagem e prometeu verificar. ?Isso me preocupa, porque até onde eu sei lá tem guarda. Vou entrar em contato com a secretaria de segurança?, prometeu.
Por meio de sua assessoria de imprensa, a secretaria de segurança esclareceu que o guardinha particular é pago pra cuidar apenas do deque, que é patrimônio público. O secretário Nilson Probst (PMDB) ficou de entrar em contato com a PM pra pedir uma bizolhada mais ampla no local.

Mais uma promessa não cumprida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário