Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Policia Militar Ambiental exige retirada do gado da Restinga da Praia de Taquarinhas

27/01/2011
Policia Militar Ambiental exige retirada do gado da Restinga da Praia de Taquarinhas
Valeu a persistência. O Batalhão Polícia Militar Ambiental – Tijucas em meados do mês de janeiro/2011 comunicou a administração do IDEIA, que diante da vistoria realizada na Praia de Taquarinhas, verificou a existência de rebanho de gado em área de Restinga, ecossistema protegido por Lei, conforme denúncia encaminhada pelo IDEIA.
Desde 2008, ambientalista e moradores de Balneário Camboriú lutam para que as leis sejam cumpridas e a voz do povo ouvida. O IDEIA encaminhou a denúncia juntamente com um laudo técnico, mostrando vários crimes ambientais acontecendo na Praia de Taquarinhas, como a utilização do gado para destruir a vegetação de restinga, técnica utilizada por pessoas inescrupulosas para descaracterizar área protegida por lei. O documento foi entregue e protocolado aos seguintes órgãos ambientais competentes: Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Balneário Camboriú, Fundação Estadual do Meio Ambiente de Santa Catarina – FATMA, Procuradoria da República, IBAMA e Policia Militar Ambiental – Tijucas.  Até então nenhum das instituições citadas acima se posicionaram em relação à denúncia.
O procedimento tomado pela Polícia Militar Ambiental correspondeu o desejo de mais de 15 mil pessoas, 160 entidades regionais, empresários, políticos municipais, regionais, estaduais e federais que apóiam a preservação de uma das últimas praias com elevado grau de conservação do litoral catarinense, exigindo dos proprietários a retirada do gado da área de restinga, que é protegida por Lei, com data limite até dia 31 de janeiro de 2011.
O Instituto IDEIA juntamente com a comunidade está de olho para que a exigência da Polícia Militar Ambiental seja expressamente cumprida, e coloca-se a disposição para recuperar gratuitamente a área prejudicada pelo gado.
Comunicação IDEIA
Janeiro/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário