Pesquisar este blog
segunda-feira, 31 de janeiro de 2011
Descaso na Saúde Pública, não existe unidade de atendimento psiquiátrico 24hs
Acredito que presenciei tal fato para que o mesmo fosse divulgado.
Lamentavelmente, senti na pele ao presenciar o que uma família passa quando tem um de seus entes queridos com transtornos psíquicos. O descaso dos Governos Federais, Estaduais e Municipais, Balneário Camboriú e região infelizmente não possui um centro de referencia para atendimento a pessoas com problemas psíquicos, nem ao menos o CAPS possui um plantão para situações como esta. Um verdadeiro descaso, fiquei imaginando quantas famílias no Brasil estão passando por este problema. Até o SAMU que deveria dar suporte tenta se esquivar de ocorrências como a relatada abaixo.
As ligações telefônicas para o SAMU e Policia militar foram gravadas (abaixo)e dão uma dimensão maior do descaso.
Na sexta-feira 28/01/2011, recebi um telefonema de minha esposa, me informando que uma pessoa próxima tinha sofrido um surto psíquico e a família tinha entrado em contato com o SAMU e inclusive ela e o atendimento foi recusado, passei os telefones da Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú e do CAPS para que ela ligasse e me desse retorno. Tanto o CAPS como a Secretaria de Saúde informaram que não possuíam médico psiquiatra de plantão, somente na Segunda-feira (31/01) ele poderia ser atendido, e que o SAMU teria que fazer o atendimento, retornado a ligação para o SAMU o mesmo informou que teriam que entrar em contato com a Policia Militar, para poder conte-lo e assim que a PM estivesse no local a ambulância seria deslocada. Feito contato com a PM (190) a mesma informou que o SAMU teria que estar no local e seria encaminhada a PM.
Foi quando eu entrei na briga, (15:21hs) feita a ligação percebi um procedimento inexplicável no atendimento telefônico, a primeira ligação durou 03:53min. o telefone ficou mudo por um minuto e desliguei, retornando novamente (15:25hs), para confirmar se a ambulância e a PM estavam a caminho, para minha surpresa a ocorrência não tinha sido gerada e que ninguém tinha ligado para eles, provavelmente ligaram para o 193 Corpo de Bombeiros, tive que responder tudo de novo, após o atendente ainda tive que falar com a médica e explicar novamente a situação tempo da ligação 04:46 min. 15 minutos após o SAMU e a PM estava no local. E por incrível que pareça ligaram para a minha residência informando que a ambulância estava à caminho, o que prova que receberam ligações anterior a minha
No domingo (30/01/2011) a situação foi pior, eu estava no local e fiz todas as ligações, vi a situação em que o paciente se encontrava, inclusive ameaçou me agredir e agredir outras pessoas, bastante transtornado estava. Fiz a primeira ligação para o SAMU (18:40hs), novamente o mesmo procedimento fala com o atendente e depois com o médico, que por sinal foi cair na besteira de falar que ele não poderia enviar uma ambulância a cada 30 minutos para o local e que o paciente deveria ser internado, perguntei a ele onde internar se o CAPS não possui plantão 24hs e que ele relatasse a situação para o Secretario de Saúde, ele por sinal informou que eu deveria procurar a Justiça, mas enviou a Ambulância. Tempo da ligação (02:44min).
Ambulância chegou em 17 minutos, mas a PM demorou 45 minutos após o SAMU para chegar ao local. Devido ao estado do paciente o SAMU não o atenderia sem a chegada da PM, pois o mesmo já tinha tentado agredi-los em atendimento anterior.
Foram feitas diversas ligações para a PM até a chegada das viaturas, e as desculpas para a demora foram as mais variadas, rebelião no Presidio de Itapema, a chuva, como os Policiais estavam de moto eles pararam para não se molharem, etc. Enquanto isso a Ambulância do SAMU ficou impossibilitada de atender outras ocorrências por cerca de uma hora.
Não consegui incluir as gravações, assim que normalizar o sistema estará disponível.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário