Pesquisar este blog

sábado, 11 de dezembro de 2010

Raimundo Colombo pretende repassar para OS´s os hospitais do Estado (terceirização)

Na manha de hoje (11/12), ouvindo a reportagem da Radio Diplomata FM (Brusque), quando a repórter informava que o novo Secretario de Saúde do Estado de Santa, Dr. Dalmo Claro de Oliveira, pessoa ligada a diretorias de empresas privadas na área da saúde, inclusive ocupante de cargos como a presidência da Unimed. A primeira coisa que eu pensei foi à terceirização dos Hospitais do Estado, a confirmação veio em seguida. O Dr. Dalmo na entrevista confirmou que o Governador Raimundo Colombo pretende entregar 13 hospitais do Estado para que Organizações Sociais (OS´s) o administrem.

Como pode alguém ligado a empresas privadas de saúde administrar a rede publica de saúde de um Estado sendo que a rede publica de saúde é sua principal concorrente, ou seja, quanto pior for o atendimento publico de saúde mais clientes as empresas privadas terão.

Dias antes tinha escutado uma entrevista do Apresentador José Luiz Datena na radio Bandeirantes, programa A Caminho do Sol , onde o entrevistado da vez era o Promotor da área de Saúde do Ministério Publico de São Paulo, Artur Pinto Filho, O assunto principal seria o erro médico ocorrido em São Paulo referente a morte da menina que teve Vaselina injetada na veia. Mas o que foi realmente abordado as terceirizações de Hospitais as famosas OS´s.


Manhã Bandeirantes
Para promotor, administração terceirizada dos hospitais municipais reduz a qualidade no atendimento
Segunda-feira, 06 de dezembro de 2010 - 12h44
"A terceirização da administração dos hospitais municipais provoca a queda na qualidade no atendimento à população, o que aumenta os casos de erro médico".

A avaliação é do promotor da área da Saúde do Ministério Público de São Paulo, Artur Pinto Filho, entrevistado por José Luís Datena, no Manhã Bandeirantes.

O Hospital São Luiz Gonzaga, onde a menina Stephanie Teixeira morreu após receber na veia vaselina ao invés de soro, é administrado pela Santa Casa.

Baseada em lei federal, a Prefeitura de São Paulo constrói unidades e repassa o controle para instituições particulares.

Para o promotor de Justiça, a contratação de profissionais sem concurso público é o ponto negativo dessa iniciativa.

Ouça agora
Download

http://radiobandeirantes.com.br/conteudo.asp?PDT=25&ID=396563
Acesse a entrevista: http://www.radiobandeirantes.com.br/audios_rb/10_12/101206_mnh_promotor.mp3

Verifique as vantagens da OS:
* Contratação de médicos sem concurso publico, ou seja os médicos são contratados por currículo ou QI (quem indique)
* Compra de medicamentos, materiais e contratação de laboratórios sem licitação;
* Rotatividade de médicos, pois permite que um médico seja contratado par um único dia;
* Falta de controle das administrações publicas (Federais, Estaduais e Municipais) no que se refere a procedimentos médicos, utilização de equipamentos, materiais e outros;
* OS chegam a aplicar cerca de 80% das verbas no Capital Financeiro da entidade, ou seja 80% do valor excedente não ficara para a utilização do contribuinte e sim enriquecera a entidade e seus diretores;
* E o que todo governante gosta, pode ser contratado parentes para gerirem essas OS pois tal fato não caracteriza nepotismo;
* A administração Publica Constrói, equipa a unidade hospitalar com dinheiro publico e depois entrega para uma OS administrar.
* Entre outros;

A lei a qual permitiu a entrega de Hospitais Públicos para OS´s está sendo questionada no STF, pois entende-se que seja inconstitucional.

Dr Dalmo declara possuir um patrimônio de R$ 3.956.608,90, é acionista da UNIMED e é presidente da referida empresa, alguém acredita que ele irá melhorar a Saúde publica de Santa Catarina?


Em breve a relação de bens e doadores de campanha do Dr. Dalmo Claro de Oliveira será publicada, aos que tiverem curiosidade podem acessar:

http://divulgacand2010.tse.jus.br/divulgacand2010/jsp/abrirTelaDetalheCandidato.action?sqCand=240000000232&sgUe=SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário