Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Lexmark, apesar dos transtornos e atrasos, se mostrou uma empresa preocupada com a satisfação do cliente.

Apesar de todos os empecilhos, erros e atrasos a Lexmark se mostrou preocupada com a satisfação do cliente, política essa que deveria ser seguida pelas demais empresas fabricantes, sejam eletrônicos ou outros produtos. Senti-me satisfeito e restituído de todo o incomodo que obtive com a falta do equipamento.

Descrição do ocorrido:

Lexmark X5690
No Mês de agosto de 2010, adquiri uma impressora multifuncional X5690 (impressora, Scanner, Fax e copiadora). No mês de outubro ocorreu o primeiro problema ao ligar a impressora o computador se desligou resultado a placa mãe havia sido danificada. Para surpresa a conexão traseira da impressora não se comunicava mais com o computador. Como o equipamento tinha uma conexão frontal passei a utilizá-la, e não informai a fabricante, o que foi um erro meu. Não sabia que ao invés de ter que levar o equipamento pra a assistência o mesmo seria substituído.

06/11/2010 outro problema novamente ao ligar a impressora, o computador se desligou, porém retornou a ligar, só que como conseqüência a conexão frontal parou de funcionar, e a entrada USB do PC queimou. Testei o equipamento em outro PC que também não funcionou.
09/11/2010 fiz meu primeiro contato com a Lexmark pelo 0800 707 6265 falei com o atendente Lucas, que me enviou por e-mail um software, o que não resolveu o problema, liguei novamente e a Larissa me atendeu, feito a reclamação a mesma entrou com o pedido de substituição do equipamento, (o que de certa forma me surpreendera, pois a orientação nas demais empresas é encaminhar o aparelho para uma assistência e aguardar incríveis 30 dias em muitos casos) com previsão de entrega em 4 a 5 dias, passados o período retornei a ligação questionando a demora, o atendente informou que já havia sido enviado para a transportadora e que chegaria no dia seguinte. Passaram-se 3 dias ligando e sempre a mesma informação amanhã chega, mais um procedimento me chamou a atenção, toda vez que eu ligava a desculpa era pelo meu telefone não estar correto.

24/11/2010 nada do equipamento chegar eu perdi a paciência, pois ficava a informação que a culpa do atraso era da Transportadora COMPUSPAR que presta serviço de logística a LEXMARK, consegui via Google o telefone da mesma, ao ligar a atendente me informou que logo me ligaria e isso eram 09:00hs do dia 24, 14:00 e nada do retorno liguei novamente para minha surpresa o equipamento não tinha siso encaminhado para eles. Peguei uma listagem de e-mails da COMPUSPAR e LEXMARK e enviei para todas as filiais espalhadas pelo mundo de ambas as empresas, com o titulo Desrespeito com o Cliente. Para minha surpresa o meu telefone toca, atendo era um supervisor da LEXMARK de nome Alex, me informando que devido à falta do equipamento em estoque não fora enviado, questionou se eu optará pela devolução do dinheiro ou a troca por um equipamento mais avançado (sem custo), questionei os prazos para ser resolvido: 20 dias para a devolução do dinheiro ou até 10 dias para o envio do equipamento, o equipamento oferecido: Platinium Pro 905, consultei no Google o valor R$ 999,00 contra os R$ 248,00 pagos na anterior, aceitei a troca. Ficou acertado que se faria o possível para que o equipamento chegasse até o dia 30/11/2010, novamente a data não foi cumprida.
Platinium Pro 905
         01/12 liguei para o 0800 para verificar se a entrega tinha sido feita, pois e eu não estava em casa na data, para minha surpresa a atendente informou que o equipamento tinha saído há 02 dias, mas estava no prazo de entrega e poderia levar até 30 dias. Novamente entrei em contato com a COMPUSPAR para ter certeza que o equipamento estava lá, 05 minutos depois me liga o Alex da Lexmark, informando que devido à falta de uma funcionaria ocorreu o atraso. E que estaria enviando e que chegaria até 06/12/2010.
        02/12 para minha surpresa chegou o tão esperado equipamento, faltando 07 dias para que o prazo Maximo de 30 dias expirasse.
Apesar de todos os empecilhos, erros e atrasos a Lexmark se mostrou preocupada com a satisfação do cliente, política essa que deveria ser seguida pelas demais empresas fabricantes, sejam eletrônicos ou outros produtos. Senti-me satisfeito e restituído de todo o incomodo que obtive com a falta do equipamento.

Um ponto deve ser ressaltado a minha impressora foi trocada sem passar pela analise de um técnico, o que infelizmente abrirá margem a pessoas má intencionadas, que poderão alegar defeito no equipamento para que o mesmo seja substituído.

Segundo o Alex este procedimento de troca, é exclusivo a alguns produtos da marca, e ressaltou que é uma política que esta sendo implantada agora, quanto ao atraso para a entrega descreveu ser um fato isolado que infelizmente ocorreu comigo. E que para reparar esta falha foi me repassado um equipamento muito superior ao anterior.

Devo ressaltar que o equipamento é surpreendente, baixo ruído, rapidez e excelente qualidade na impressão de fotos. Como forma de se retratar eles me surpreenderam mais uma vez me mandando mais dois Kit de cartuchos de tinta ( o que vem na impressora e um adicional).

Quanto à durabilidade estarei relatando mês a mês, espero que não ocorram defeitos, mas assim que ocorrerem os publicarei.

Parabéns Lexmark, continue assim. E que os fatos ocorridos sejam sanados para melhor satisfação do cliente.

Peço desculpa aos atendentes, por fazer eles ouvirem o que não mereciam, mas lamentavelmente eu perdi a paciência, com a falta de informação em relação a comunicação interna deles e com as promessas não cumpridas.

LEXMARK um exemplo a ser seguido.

  • Esta publicação não é publicitária apenas relata um fato ocorrido. As ligações foram gravadas e tenho todas as cópias assim como o Alex que as solicitou para solucionar problemas junto à central 0800.

  • Empresas que não compro mais produtos: Olympikus (tênis) e LG (celulares), Ericsson (celulares por sinal não existe mais).

  • Estou tentando me livrar da OI (Telefonia), mas até o momento a GVT não instalou linhas telefônicas após a Av. Brasil. Em Balneário Camboriú.
Lamentavelmente tal fato ocorreu pois o Código de Defesa do consumidor dá uma margem de 30 dias para os fabricantes concertarem ou substituam o produto, será que seria Código de Defesa do Consumidor ou do Código de Defesa do Fabricante? Se o prazo fosse inferior e as penalidades fossem maiores, tais problemas não ocorreriam e o consumidor não seria lesado.
Mas basta verificar as propriedades declaradas de nossos representantes (politicos) para ter uma noção do real motivo que esta Lei não é alterada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário