Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Criança ainda aguarda atendimento com Alergo-pediatra (oftalmologia)

Foto: http://www.infoescola.com


 Desde o mês de Abril venho acompanhando o caso de uma criança de 10 anos de nome Ruan Gustavo, que necessita de uma consulta com um Alergo-pediatra (oftalmologia) especialidade que o município de Balneário Camboriú não disponibiliza em seu quadro clinico, Uma consulta com o especialista na área pelo SUS é feita somente em Florianópolis, e pasmem Balneário Camboriú, com aproximadamente 110 mil habitantes e uma arrecadação anual superior a 300 milhões de reais, tem disponibilizado pelo Governo do Estado apenas 0,5 vagas/mês, ou seja, a cada dois meses um paciente é encaminhado para a consulta.
Segundo a Charlote Cooper, coordenadora do Controle Avaliação da Secretaria de Saúde do município, além de informar que o Estado apenas disponibiliza 0,5 vagas/mês, relatou que o município apenas possui 04 casos e dois em fila de espera e afirmou que a promotoria publica faz o acompanhamento a cada 03 meses para verificar como está sendo gerido os agendamentos.

Charlote ainda comentou ¨ Se fosse só aqui a gente teria algum problema ai pra ser solucionado, mas o problema é nacional ¨ após o comentário afirmou que reuniões estão sendo feitas para solucioná-lo, mas como a tabela do SUS é antiga, tem dificultado a negociação com clinicas e especialista.

Segundo algumas fontes, o problema não é bem assim, tanto que pacientes cadastrados no ano passado estão sendo atendidos neste ano.  

Vale lembrar que tivemos a oportunidade em sermos referencia em atendimento oftalmológico, e a atual administração rejeitou, assim como rejeitou uma UPA que teria funcionalidade similar ao PA da Barra.

Quanto ao caso em questão deram um prazo de 20 dias para que a criança seja atendida, só acredito vendo, pois desde junho venho ouvindo tal informação. (informação repassada pela secretaria do Dr. Spósito. Sra. Lu.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário