Pesquisar este blog

sábado, 12 de março de 2011

Fabrica de tecidos Schlösser deixa funcionarios sem 13° e salarios desde Dezembro

Funcionários da Schlösser colocam faixas na frente da empresa
Foto: Ron Lima/FotoArena Site IG

Fabrica de tecidos Schlösser, que completou 100 anos em no dia 1° de janeiro, Foi a terceira empresa têxtil a se instalar em Brusque, fundada por Gustavo Schlösser e seus filhos Hugo e Adolfo, em 1º de janeiro de 1911, Não paga os vencimentos de seus funcionários desde Dezembro, incluindo o 13° Salário
Com um passivo estimado em R$ 150 milhões e sem caixa para comprar matéria-prima ou religar a energia elétrica, a companhia depende de investimentos externos para voltar a operar. a empresa precisará de uma injeção de capital imediata de, no mínimo, R$ 4 milhões, apenas para pagar salários e energia elétrica.


No total 500 funcionários foram atingidos, muitos estão vivendo da ajuda de parentes,  se endividando com o cartão de crédito ou vivendo do que conseguiram poupar ao longo dos anos. Um fato estranho é que a empresa já recebeu proposta de um grupo de empresários para recupera-la o que foi recusado pelos atuais acionistas. 


Tal procedimento pode ser uma estratégia, que é adotada em muitas empresas que se encontram na situação da Schlösser que deixam de pagar seus impostos, encargos e fornecedores, e ficam protelando, quando sai a cobrança abrem falência, e iniciam uma nova empresa com CNPJ sem dividas. Brechas que a legislação brasileira permite, e quem sofre com isso são os funcionários, já que os acionistas e diretores estão muito bem financeiramente. Agora é só aguardar para verificarmos o que será feito da empresa e seu patrimônio. Enquanto isso muitos de seus funcionários passam necessidades.


O fato mais estranho é que o sindicato dos funcionários estão aconselhando os trabalhadores a pedirem demissão.







Nenhum comentário:

Postar um comentário