Noticia do site Pagina3 http://www.pagina3.com.br/geral/2010/nov/11/2/procurador-da-fatma-visita-taquarinhas-e-ve-o-gado-sem-dono-que-permanece-la
Na tarde de ontem o procurador da Fatma Geraldo Stelio Martins veio especialmente de Florianópolis para uma visita in loco na praia de Taquarinhas. Ele estava atendendo reivindicação dos manifestantes, que o abordaram semana passada, no final da audiência que aconteceu em Itajaí, entre a Construtora Thá, que quer construir um resort naquela praia, e o Ministério Público Federal, que quer evitar a obra.
Na ocasião, Geraldo disse que não estava muito a par do assunto, mas se colocou à disposição para conhecer melhor. Ontem ele cumpriu sua palavra. O caseiro do terreno não queria permitir sua entrada -e de cerca de oito pessoas que estavam junto, entre imprensa e ambientalistas-, mas mediante identificação eles conseguiram entrar.
Geraldo ressaltou que a Fatma existe para cumprir as leis, e que se a área é realmente de preservação permanente, a situação será reavaliada. "Nós ainda acreditamos que existem pessoas decentes que dão o devido valor a essa causa", disse Carla Cravo, da ONG Ideia, que participou da visita e está enviando farta documentação sobre Taquarinhas ao procurador da Fatma.
Além de conhecer a praia, Geraldo pôde ver com os próprios olhos que apesar de inúmeras solicitações à Secretaria do Meio Ambiente, alguns bois, que prejudicam a vegetação, continuam no local. Ele considera a situação inadmissível e disse que o proprietário precisa tirar os animais com urgência. Em audiência pública na Câmara, em abril, o secretário do Meio Ambiente André Ritzmann disse que a prefeitura não tem como transportar os animais e que o dono era desconhecido. A situação está indefinida há meses.
O assunto Taquarinhas está em destaque há algumas semanas, devido à audiência que aconteceu e à atenção que a mídia vem dado ao assunto.
O Página3 entrevistou o presidente da ONG Ideia Cristiano Voitina(LEIA) na semana passada e na próxima edição impressa, sábado nas bancas, traz entrevista com Alberto Veiga, sócio da Thá.
Quinta, 11/11/2010 14:32.
Nenhum comentário:
Postar um comentário